top of page

Foto aérea, 1957. Fonte: Vier Siedlungen der 20. Jahren. Bauhaus Archiv.

Localizado a noroeste de Berlim, a cerca de 8 km de distância do centro, o conjunto habitacional weisse stadt (cidade branca) foi projetado sob a supervisão de martin wagner, conselheiro de desenvolvimento urbano do município. Racional e econômico, o projeto visava à padronização dos apartamentos e ao uso de elementos estruturais pré-fabricados.

 

Os blocos de edifícios, em geral, estão organizados em fileiras ou contornam o perímetro das quadras, cujo desenho é de Otto Rudolf Salvisberg e cujo interior é permeado por áreas verdes públicas, desenhadas por Ludwig Lesser.Todos os edifícios possuem cobertura plana e, possuem, em sua maioria, três andares. Predominam os apartamentos de 45m² a 55m², com um ou dois dormitórios, constituindo cerca de 80% do total. Diferentemente dos projetos coordenados por Bruno Taut, a cor branca predomina nas fachadas, enquanto os detalhes (calhas, portas, caixilhos etc.), em cores vibrantes, criam um contraste, tornando a clareza formal de suas marcantes estruturas cúbicas uma característica do projeto.

 

A quantidade de equipamentos projetados é impressionante para os padrões tanto daquela época quanto para os atuais: 23 lojas, distribuídas de maneira descentralizada e de acordo com a quantidade de habitantes, 1 consultório médico, 1 creche, 2 lavanderias coletivas e 1 central de aquecimento, o qual, juntamente com uma das lavanderias, foi demolido nos anos 60.

bottom of page